Star Patinação Artística

Patinação Artística

Você sabe o que é Patinação Artística? Tem interesse no assunto? Abaixo, separamos alguns tópicos relevantes sobre o esporte que tanto amamos!

O que é?

A patinação artística sobre rodas teve sua origem na patinação no gelo, uma variante que poderia ser praticada no verão e em países onde não há neve, como o Brasil.

A patinação sobre rodas se divide em duas versões: velocidade e artística. A patinação de velocidade tem duas provas, uma de 300m e uma de 1000m. Em ambas, o atleta deve completar o percurso estabelecido o mais rápido possível.

A patinação artística é mais complexa, tendo modalidades distintas, cada uma com suas regras e requisitos específicos, não sendo necessária a participação do atleta durante competições em mais de uma categoria.

Modalidades

Livre Individual

Composta por um programa longo (com duração de até 4 minutos) e um programa curto (com duração de 2 minutos e 30 segundos). O Livre Individual ou Livre é composto por elementos obrigatórios, como: Saltos (axel, mapes, salchow, etc), Corrupios (sitspin, camel, etc), Sequências de saltos e Combinações de corrupios, Footwork (uma sequência de viradas com o patins e mudanças de eixo em linha reta, em curva ou em forma circular) e Solo Dance (danças sobre as rodas, acompanhadas de música).

Livre

Essa modalidade é de extrema precisão. O atleta trabalha com os eixos do patins sobre linhas circulares desenhadas no chão. É uma modalidade de grande importância, devido o controle do próprio corpo sobre os patins e a realização de viradas complexas. Serve de base para a realização da modalidade de Solo Dance e Free Dance, e é o fundamento para o elemento obrigatório do Livre Individual denominado Footwork.

Quem pode praticar?

Embora seja uma modalidade esportiva e com foco em competição, a patinação artística sobre rodas é aberta a todos que gostam de patinar.

Se você não quer se tornar um competidor profissional, também poderá aprender sobre o esporte e praticá-lo, sem problemas!